Esta documentação é um guia de referência para o Template [Data IBM MQ] CPF to PostgreSQL, que tem por objetivo realizar uma subscrição de uma fila IBM MQ onde cada mensagem será um CPF para consultar a sua validez e atualizar com o resultado da consulta a tabela do banco PostgreSQL configurada.
Ao utilizar este template, é importante que você se atente a algumas configurações, esta documentação e os comentários no código irão auxiliá-lo.
IMPORTANTE: A conta configurada no conector de IBM MQ tem que ter permissão para leitura e eliminação de elementos da fila configurada. |
Macro fluxo
Conectores e Actions utilizados
- CPF.CNPJ
- [CPF] Search CPF
- PostgreSQL
- RunQuery
Configurando o Template
1. Trigger
Para iniciar a configuração do template é necessário especificar na trigger IBM MQ a conta com as permissões para ler e deletar items da fila declarada, além de preencher os campos Queue Name, Queue Manager e o Batch Size, para processar as mensagens publicadas na fila.
2. Global Properties
Clique em Global Properties nas configurações da Trigger para acessar as propriedades globais deste template. Aqui você poderá inserir os parâmetros fixos que serão utilizados no envio dos dados para o PostgreSQL. Todas as propriedades deste template dizem respeito a estes campos fixos que serão usados, você deve avaliá-los para inserir a informação de acordo com o seu ambiente.
Caso queira saber mais sobre Global Properties, acesse o artigo Global Properties e saiba como inserir novas propriedades.
OBS: não se esqueça de validar o código para campos a mais que queira enviar. |
3. Buscando o CPF no seu ambiente
Uma vez configurado o trigger de negócio, é a hora de configurar o conetor de CPF.CNPJ. Para isso é preciso criar ou selecionar uma conta previamente cadastrada e configurar o Package Type que vai ser utilizado para realizar a consulta.
4. Buscando dados no seu ambiente PostgreSQL
Após realizada a consulta de validez do CPF, vai ser executada a atualização da coluna que contêm o resultado da consulta do CPF em questão. Para isso precisamos configurar o conetor PostgreSQL cadastrando ou selecionando uma conta previamente configurada.